Cavaco Silva perdeu a maioria na Madeira, obtendo 44,25% dos votos. José Manuel Coelho atingiu 38,82% e ganhou o Funchal, Machico e Santa Cruz com mais 1376 votos.
Na Madeira, vai haver uma "segunda volta entre Cavaco Silva e José Manuel Coelho", diziam os apoiantes de Coelho que encheram o restaurante "Questão Moral", no centro do Funchal. "Os madeirenses perderam o medo e disseram basta. É um resultado histórico. Fizemos uma campanha sem um único cartaz ou panfleto. O ajuste de contas será em Outubro. O povo votou, desta vez, contra a maré e nada será como antes", disse ao DN Baltazar Aguiar, líder do PND/Madeira, aludindo às próximas eleições regionais.
Assistiu-se, assim, a um apuramento renhido entre os dois candidatos, com Cavaco a perder a maioria em terras de Alberto João Jardim, a única região do País que, em 1996, lhe deu a vitória (69,58%) nas eleições ganhas por Jorge Sampaio.
Coelho era ontem um homem feliz que brindava ao futuro. O deputado do PND na Assembleia Legislativa Regional disse que esperava agora "debater com Cavaco Silva o défice democrático que se vive na região", lembrando que este resultado "é um grito e um pedido de ajuda dos madeirenses à República".
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias)
Sem comentários:
Enviar um comentário