domingo, abril 17, 2011

Hélder Spínola lidera lista do PND - "É uma candidatura contra os partidos", anuncia o candidato independente

O independente Hélder Spínola deverá encabeçar a lista do PND-Madeira às eleições legislativas nacionais de 5 de Junho. O Professor da Universidade da Madeira e dirigente da associação Quercus aceitou liderar um projecto que se assume como de "ruptura em relação à linha de actuação dos outros partidos" e que pretende fazer ouvir a voz do povo madeirense na Assembleia da República. O próprio PND segue opta pela diferença, ao candidatar um cidadão independente, enquanto todos os outros partidos apresentam às eleições os respectivos líderes regionais.

A lista do PND ainda está a ser ultimada, bem como as linhas mestras do programa. No entanto, o cabeça-de-lista anuncia desde já que esta "é uma candidatura contra os partidos", focada nos problemas das pesoas e na denúncia da má governação. "Se não forem incomodados, os governantes também não se incomodam com os problemas das pessoas e da sociedade. E em vez de acautelarem o bem estar das pessoas, os partidos passam o tempo a se guerrear, a disputar um conjunto de círculos eleitorais e de influências, o que tende a descambar em situações de crise económica e financeira como a que estamos a viver na Madeira e no país. Nos partidos dão prioridade à manutenção das benesses e interesses de quem os domina", descreve Hélder Spínola.

Apesar de Spínola assumir um registo distinto do de José Manuel Coelho, o DIÁRIO apurou que a candidatura não abdicará do recurso ao humor e à sátira que fazem parte da imagem de marca do PND.

BILHETE DE IDENTIDADE
Hélder Spínola licenciou-se em Biologia e doutorou-se em Biologia Molecular na Universidade da Madeira. Foi fundador do núcleo regional da Quercus em 1994 e presidiu-o até 2000. Nesse ano foi candidato independente pelo Partido Ecologista 'Os Verdes' em 3.º lugar na lista da CDU. Em 2003 foi eleito presidente da direcção nacional da Quercus, cargo que ocupou durante seis anos dando prioridade ao desenvolvimento de intervenções e campanhas nacionais pela protecção das florestas e contra o desenvolvimento de grandes projectos turístico-imobiliários em áreas protegidas. Em 2009, foi eleito Figura do Futuro pelos leitores do Correio da Manhã e, em 2006, Dirigente do Ano pelos leitores do DIÁRIO. Publicou mais de 20 artigos em revistas científicas e foi co-autor de oito livros. O candidato do PND tem 37 anos.


(Com a devida vénia ao Diário de Notícias-Madeira)

Sem comentários: