terça-feira, agosto 14, 2012

PND acusa Governo de incompetência no ataque à praga das palmeiras




O PND considera que o secretário do Ambiente tem revelado incompetência para um combate sério à praga do escaravelho, que tem atingido as palmeiras da Madeira. Gil Canha denuncia que a praga pode chegar ao Porto Santo, em virtude de não estar a ser feito qualquer controlo no Lobo Marinho quanto ao transporte de espécies da flora naquele ferry.
O dirigente do PND recorda que a Madeira está a sofrer um grave problema em termos paisagísticos e ambientais, que é a questão do escaravelho das palmeiras. A Câmara do Funchal já gastou acima de 400 mil euros na tentativa de controlar a praga, o que não é fácil devido à resistência do insecto, mas Gil Canha lembra que o grande responsável pela introdução da praga na Madeira foi o Governo Regional. Isto porque nunca se preocupou em colocar as plantas importandas em quarentena, porque queria inaugurar as suas promenades "à pressa e em cima do joelho."
"Não contente com isto, nomeadamente o senhor secretário do Ambiente e Recursos Naturais, continua com a sua incompetência e desleixo e deixar que o barco da Porto Santo Line vá para o Poreto Santo sem qualquer controlo fitosanitário". O PND, que testou o processo,  garante que qualquer pessoa que queira levar uma carga de palmeiras ou plantas ornamentais para o Porto Santo para alguma moradia "pode levar à vontade porque o senhor Manuel António não se importa".
Gil Canha sublinha que uma das principais plantas do Porto Santo é a palmeira canarina, e que, por isso, tem um grande valor paisagístico. "O senhor Manuel António continua no seu gabinete de perna cruzada à espera que o escaravelho chegue ao Porto Santo. É por isso que o PND pede que, se não sabe governar, o senhor Manuel António que se demita, porque o que está a acontecer é um escândalo".
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

Sem comentários: