quarta-feira, abril 25, 2012

"Se tiver vergonha na cara demite-se"


Gil Canha denuncia corrupção no Equipamento Social e diz que a Jardim só tem uma saída: demitir-se


Se Alberto João Jardim "tiver vergonha na cara" só tem uma saída: "demitir-se". A conclusão é de Gil Canha, que esta manhã deu uma comferência de imprensa em frente ao edifício onde funcionava a extinta Secretaria Regional do Equipamento Social e onde o DCIAP realziou uma rusga, na segunda-feira.
O dirigente do PND acusa o presidente do Governo Regional de ser responsável por todas as situações irregulares que possam ser descobertas na investigação do DCIAP e alertou para a necessidade de serem tidos em conta os "sinas exteriores de riqueza" de membros do Governo e do PSD-M. Pessoas que "não herdaram e agora têm casas com piscina e grande carros".
Gil Canha deu como exemplo das situações de corrupção casos de "carros de rali", tripulados por funcionários da ex-SRES que tinham por missão fiscalizar as obras, patrocinados pelas empresas que ganhavam esses concursos. Uma situação "descarada" que, sublinha, deverá ser investigada pelo DCIAP.
"Na segunda-feira até houve quem fizesse um rali-paper lá dentro", afirmou, numa referência indirecta a eventuais fugas de documentos comprometedores.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

segunda-feira, abril 23, 2012

QUEIXA APRESENTADA PELO PND TAMBÉM ESTÁ NA ORIGEM DAS BUSCAS NA SECRETARIA REGIONAL DO EQUIPAMENTO SOCIAL!


Buscas relacionadas com a dívida oculta da Madeira


As buscas que, neste momento, decorrem na ex-secretaria regional do Equipamento Social, deverão estar relacionadas com a abertura de Inquérito crime pelo Procurador Geral da República sobre a dívida oculta da Madeira, disse ao DN, fonte do MP.

Aquando da notícia, em Setembro de 2011, o PSD não comentou a iniciativa da PGR, as restantes forças partidárias esperavam uma investigação rápida e o apuramento de todas as responsabilidades. Em Outubro, Alberto João Jardim foi, também, alvo de uma queixa-crime, apresentada por dirigentes do Partido Nova Democracia (PND), que apontava a participação de membros de uma alegada "elite do poder" da Madeira neste processo de ocultação de dívida.
Segundo os dirigentes do PND a dívida oculta foi feita de forma premeditada e com o cunho de diversas personalidades do Governo Regional da Madeira.
Os dirigentes deste partido apresentaram a queixa no Ministério Público, que se estende ao que chamam "a elite do poder", que envolve o presidente e alguns elementos do Governo Regional, também "responsáveis pela ocultação da dívida", segundo Baltasar Aguiar do PND.
Apesar de o Procurador-Geral da República ter avançado com a abertura de um processo-crime contra Jardim, os dirigentes desta força partidária consideram que o problema "não se resolve só com a avaliação da responsabilidade" do presidente do PSD-Madeira.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias)

PND pede ao novo comandante da PSP o seguimento das queixas do partido




O PND pediu hoje ao novo comandante da Polícia de Segurança Pública, junto ao comando regional, para que procure cumprir dois objectivos.
O primeiro, segundo Baltasar Aguiar, é o de tentar a "restauração da polícia na Madeira". "O senhor comandante certamente saberá que a policia não sido ao nível do comando uma instituição independente e tem, nos últimos anos, funcionado como uma espécie de guarda pretoriana ao serviço dos órgãos do Governo Regional, em especial ao serviço do presidente do Governo Regional", acusou.
Por outro lado, o PND pede também a restauração "da autoridade" da PSP, dando seguimento às queixas do PND apresentadas no comando e também actuando relativamente ao caso do líder da JSD e ao episódio em que terá urinado para uma roda de um carro da polícia.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

PND mostra como Governo gasta mal no Pico dos Barcelos




Eduardo Welsh aponta construção em zona verde


O vereador do PND na Câmara do Funchal, Eduardo Welsh, classificou esta tarde a construção que o Governo Regional está a fazer no miradouro do Pico dos Barcelos como “desnecessária” e prejudicial ao Turismo e à Natureza. “O Governo Regional, através da Secretaria do Turismo, está a construir um edifício em zona verde não edificante. É uma zona que não permite construção, mas como é do Governo vai adiante com a construção”, denunciou o autarca, que lembrou que a classificação de zona verde serve para salvaguardar o património natural, as vistas e o meio ambiente. “Não faz sentido o Governo começar a construir aqui um prédio que é totalmente desnecessário. Ainda por cima não se percebe muito bem para que é. Uns dizem que é para um armazém de fatos de Carnaval e outros dizem que é para um café. Essas verbas podiam ser utilizadas de forma muito melhor. É dinheiro do jogo, destinado ao turismo, mas isto até vai contra o turismo”, concluiu Eduardo Welsh.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

PND pede voto de louvor às declarações de Angela Merkel.


PSD chumba voto de louvor às declarações de Merkel


A deputada do PND, Rubina Sequeira, requereu um voto de louvor às declarações da chanceler alemã Angela Merkel que muita controvérsia geraram no meio político regional e nacional. Relembre-se que a chanceler alemã afirmou que a Madeira aplicou mal os dinheiros vindos da União Europeia.
O PCP, CDS, PS, MPT, PAN abstiveram-se na votação, o PTP votou a favor e a maioria do PSD votou contra chumbando o voto de louvor.
(Com a devida vénia ao Diário Cidade)

PND lança 'e o mijinhas pipi'




"Lá na Assembleia tem um mijinhas, um jaiminho, um filinho, um coitinho, um trancada, uma rainha...e um jardim...pa fazer pipi!!!". É desta forma que o Partido da Nova Democracia promove no youtube a canção que ironiza a vida parlamentar, recorrendo ao êxito brasileiro 'pintinho piu'.
O PND publicou a 16 de Abril o video que até às 11h desta quarta-feira já tinha sido visto por 2.230 utilizadores.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

PND denuncia "um grande monopólio" ao estilo da "Madeira velha"




PND preocupado com expansão do grupo Sousa


Gil Canha foi ao Largo dos Varadouros, em frente à sede do grupo Sousa, mostrar preocupação com a expansão do grupo, através de um centro logístico que, em breve, deverá se inaugurado na Cancela.
Canha diz que, quando o navio da ARMAS deixou a linha para Portugal, houve alegria entre os transitários e agentes comerciais, porque poderiam voltar aos preços de outros tempos. Mas a alegria durou pouco e agora há novamente preocupação. Tudo porque, ao que afirma, com o centro logístico, o grupo Sousa passa a controlar todo o circuito, o que levará a aumento de preços, mas em que o transitários e agentes saem prejudicados. O grupo já tem transportes terrestres e marítimos, já tem transitário, já está na operação portuária e agora chega à distribuição.
Está criado "um grande monopólio" ao estilo da "Madeira velha", no qual Jardim volta a desempenhar um papel fulcral e que está "escudado, na retaguarda, pelo senhor José Manuel Rodrigues". Aliás, o grupo Sousa e o PSD estão, há muito, "ligados", garante Gil Canha..
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

domingo, abril 15, 2012

PND: Jardim continua a enriquecer os amigos



Eduardo Welsh não tem dúvidas das intenções do presidente do Governo Regional.

A população da Região Autónoma da Madeira passa por uma grave crise económica e social, mas as preocupações do Governo Regional, mais precisamente de Alberto João Jardim, passam por enriquecer os amigos do regime.
“O Alberto João veio dizer, no outro dia, que as novas obras públicas iam ser para aqueles empresários que merecessem. Aquele senhor, que fez esta dívida gigantesca, continua na mesma lógica de fazer obra pública inútil para enriquecer os seus amigos”, acusou Eduardo Welsh, dirigente do Partido da Nova Democracia.
Na ação política de hoje, realizada junto à Avenida Sá Carneiro, ficaram ainda as críticas à suposta polémica na sucessão do PSD/Madeira. “A única polémica nesta sucessão é que, de facto, nunca houve um candidato real há 30 anos. Nunca houve democracia interna e agora que aparece alguém a candidatar-se é uma polémica”.
Eduardo Welsh apontou também como exemplo de má gestão o espaço da Sociedade de Desenvolvimento localizado naquela avenida. “Este edifício foi inaugurado no último dia das eleições regionais mas ainda não teve utilidade nenhuma. A única coisa para que serve é de casa-de-banho gigante”.
(Com a devida vénia ao Diário Cidade)

PND acusa Albuquerque de usar a câmara para ganhar apoios no PSD




Gil Canha deu uma conferência de imprensa, esta manhã, para fazer um aviso a Miguel Alqbuquerque. O dirigente do PND garante que vai estar a atento às "manobras" do presidente da Câmara Municipal do Funchal para obter apoios no PSD-M, utilizando a autarquia.
O PND acusa Albuquerque, candidato assumido à liderança do PSD-M, de ter beneficiado figuras destacadas do seu partido, entre elas o ex-secretário regional da Economia, Pereira de Gouveia, no plano de pormenor que está a ser preparado para a zona dos Ilhéus.
Gil Canha também acusa o autarca de ter beneficiado o grupo de Jaime Ramos, em situações anteriroes, relacionadas com a construção do lar da ASSICOM.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

sábado, abril 07, 2012

PND acusa deputados da Madeira de fugir ao debate sobre a Zona Franca


Os deputados do PSD e do CDS desertaram da Assembleia da República para não tomar posição sobre o novo corte nos benefícios fiscais na Zona Franca da Madeira. É assim que o PND, que esta manhã esteve no jardim do Almirante Reis, entende a posição tomada pelos parlamentares da Madeira que não ficaram para votar o novo corte na Zona Franca na Assembleia da República.
Baltazar Aguiar explicou ainda que escolheu o Jardim Almirante Reis por entender que o que ali se está a passar é exemplo do desperdício da obra pública na Madeira, a ideia de fazer e refazer obra pública, de fazer e refazer os passeios da fama, tão comuns nas terras pequenas. O dirigente do PND entende que também se devia criar um beco casos como o dos deputados do PSD e do CDS em São Bento que desertaram e deixar pregar mais um prego ao caixão da Zona Franca. E até ironizou com os cartazes azul bebé em que se disse que os madeirenses estavam em primeiro, que prometiam e cumpriam.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quinta-feira, abril 05, 2012

Pedidos de ajuda chegam ao PND


Trabalhadores do 'JM' queixam-se da administração


A deputada do PND, Rubina Sequeira, garante estar a receber cartas de trabalhadores do JM com queixas da administração. Uma denúncia feita no programa ‘Estado da Região’, a emitir hoje depois das 13h, na TSF.
"A administração do Jornal da Madeira não se tem portado bem. Tenho recebido cartas assinadas por trabalhadores, desta vez não a ofender-me mas apedir ajuda, o que é muito curioso", refere a parlamentar.
Mudar a administração é uma das sugestões que Rubina Sequeira deixa perante a perda de regalias dos trabalhadores do JM. "Têm tentado reivindicar os seus direitos, o que não conseguem pois são ameaçados com despedimentos. Falta-lhes equipamentos básicos de escritório. O software não funciona", revela, concluindo que os milhões empatados no JM "de pouco ou nada servem aos trabalhadores do JM, quanto muito o PSD e à administração que manteve regalias".
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quarta-feira, abril 04, 2012

AMIGOS DO REGIME PEDEM SUSPENSÃO DO PDM DA CÂMARA DO FUNCHAL

PND denuncia favorecimentos no Plano de Pormenor para os Ilhéus


Eduardo Welsh acusa Câmara do Funchal de estar a beneficiar um ex-secretário regional e familiares de Alberto João Jardim


O vereador do PND na Câmara Municipal do Funchal (CMF), acusa a autarquia de estar a beneficiar pessoas próximas do Governo Regional com a elaboração do Plano de Pormenor para os Ilhéus.
Eduardo Welsh promoveu esta manhã uma conferência de imprensa entre as ruas do Jasmineiro e dos Ilhéus, para denunciar os favorecimentos, depois de a CMF ter aprovado, na semana passada, a abertura de um plano de pormenor para os Ilhéus a partir do projecto de um ex-secretário do Governo Regional que tinha dado entrada inicialmente com um pedido de suspensão do PDM.
“Como a Câmara viu que isso ia dar muita bronca optaram por juntar mais um projecto a esse e abrir os procedimentos de um plano de pormenor”, afirmou o vereador do PND.
Segundo Eduardo Welsh, os projectos estão em desconformidade com as regras do PDM, mas a CMF já demonstrou abertura, através de um parecer técnico, para viabilizá-los no novo PDM através de novos parâmetros, a serem criados, para quintas e zonas verdes.
“Como é que se pode abrir um novo plano de pormenor sem saber os novos critérios e sabendo que não vão conformar com os antigos?”, questiona.
Acrescenta que a própria Câmara já tinha aprovado uma resolução na qual ficou expresso que não seriam feitos novos planos de urbanização enquanto não fosse aprovado o novo PDM, que deverá ser brevemente divulgado para depois avançar para discussão pública.
O PND considera que esta é uma forma de beneficiar os empreendedores. “São pessoas ligadas ao regime e mostra que a Câmara, para certas pessoas, faz todo o possível, aliás, este plano vai ser desenvolvido pela própria câmara sem custos para os privados”, referiu o vereador.
Segundo Eduardo Welsh, um dos projectos é da autoria do ex-secretário regional José Agostinho Pereira de Gouveia e o outro de familiares do presidente do Governo Regional “Embora o senhor vereador do urbanismo tenha dito que seria da iniciativa dele próprio ter contactado essas pessoas para se juntarem e fazerem o plano de pormenor”, acrescenta.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)