quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Hélder Spínola suspende mandato para depor contra Miguel Mendonça


O deputado do PND anunciou, no plenário da ALM, que irá pedir a suspensão do mandato para poder testemunhar contra o presidente do parlamento no processo movido pela sua retirada da bancada do Governo, durante o último debate do orçamento.
Hélder Spínola acusa Miguel Mendonça de fazer "veto de gaveta" ao não colocar a votação o pedido de levantamento de imunidade que é essencial para que o deputado possa testemunhar.
Hélder Spínola foi retirado, à força, da bancada do Governo, pelos funcionários do parlamento, por ordem de Miguel Mendonça.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

Hélder Spínola compara Jardim a um "xeique das arábias"

A  ALM está a debater um voto de protesto, do PND, contra a contratação de Alberto João Jardim como comentador do Jornal da Madeira.
"Alberto João Jardim comporta-se como um xeique das arábias, que quando quer brincar à bola compra um clube, quando quer passar férias, compra um hotel ou uma ilha. Ele, porque quer fazer opinião política, compra um jornal, mas não compra com o seu dinheiro, compra com o dinheiro dos madeirenses", acusa Hélder Spínola.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

terça-feira, fevereiro 25, 2014

"Cada letrinha de Alberto João Jardim custa dois euros"

"Cada letrinha do dr. Alberto João, no Jornal da Madeira, custa, pelo menos, dois euros. E ele escreve muitas letrinhas". As contas foram feitas por Hélder Spínola e serviram para justificar o protesto do deputado do PND pelo facto de o presidente do Governo Regional e líder do PSD-M, escrever diariamente num jornal, "pago com os impostos dos madeirenses".
Hélder Spínola também lembrou que Jardim até "paga ao Diabo" para escrever nesse jornal nacional.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

PND propõe programa para prevenir incêndios

O deputado do Partido da Nova Democracia apresentou, na Assembleia Legislativa da Madeira, um diploma que cria um programa para a Prevenção de Incêndios Florestais.
A proposta de Hélder Spínola prevê o funcionamento de uma rede de vigilância articulada com um dispositivo de primeira intervenção, a elaboração da carta de risco de incêndios florestais, a eliminação do excesso de vegetação em torno de infra-estruturas, o desenvolvimento de uma campanha de educação ambiental, o ordenamento e reconversão da floresta exótica e a intensificação das acções de fiscalização.
O deputado considera “inadmissível que o Governo Regional continue de braços cruzados perante os graves prejuízos que os incêndios florestais têm provocado nos recursos ambientais, sociais e económicas da Região”.
Só entre 2010 e 2013, 20% da superfície da ilha da Madeira foi afectada por incêndios.
Ao longo da última década, os incêndios destruíram uma área equivalente a mais de um terço da superfície da Madeira.
O programa proposto prevê a criação de uma Rede de Vigilância Contra Fogos Florestais para funcionar 24 horas por dia e a elaboração de uma Carta de Risco de Incêndio Florestal, com a “necessária intervenção no terreno para minimizar esses riscos”.
O programa também deverá incluir uma Campanha de Educação Ambiental e o envolvimento da população em actividades voluntárias de prevenção e detecção de fogos florestais e situações de negligência;
A redução do excesso de mato em torno de habitações e outras infra-estruturas, nomeadamente rodoviárias, com especial prioridade nas zonas de floresta exótica, cumprindo o estipulado na legislação em vigor, também faz parte da lista de medidas a incluir no programa proposto pelo PND.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

sexta-feira, fevereiro 14, 2014

PND e EUD promovem este sábado a Conferência: "Os atuais desafios da Europa".

No dia 15 de fevereiro, sábado, pelas 15:00 horas, na Sala Rossio, situada no Hotel Mundial, à Praça Martim MOniz, nº2, Lisboa, o PND e a EUD promovem uma conferência sobre os “Atuais desafios da Europa” com Pieter Cleippe, do Grupo -Open Europe, Prof. Jorge Bateira , Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Roger Helmer, Eurodeputado eleito pela UKIP do Reino Unido, Normunds Grostins, do Partido Ricibas da Letónia, e Gunnlaugur Olafsson, do Partido da Independência da Islândia . Com esta iniciativa, pretende-se apresentar e discutir pontos de vista acerca dos seguintes temas: Legislação Europeia: Transparência, Democracia e Custos; Deve Portugal Sair da Zona Euro?; – O debate sobre a UE no Reino Unido e a iniciativa federalista da UE.; – Lições dos estados Bálticos, relatório sobre o último país a aderir à zona Euro.; Lições da Islândia, fora da EU e do Euro.

A entrada é livre.

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Assembleia aprova voto de louvor ao árbitro madeirense Marco Ferreira

Hélder Spínola (PND) foi o autor da proposta


Um voto de louvor ao árbitro madeirense Marco Ferreira, por este ter recebido as insígnias da FIFA de juíz internacional de futebol, foi aprovado por unanimidade esta manhã, no plenário da Assembleia Legislativa da Madeira.
"É um importante exemplo a todos os madeirenses, e aos jovens em particular, para que não desistam dos seus sonhos e empenhem as suas melhores competências para os alcançar", lê-se no texto apresentado por Hélder Spínola (PND).
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)