terça-feira, novembro 26, 2013

Hélder Spínola pergunta pelo 'livro do ponto' da Assembleia

Deputado do PND e Jaime Ramos trocam acusações


 "Não sei quem roubou as pratas da Assembleia, mas sei quem roubou o livro do ponto: foi o senhor deputado Jaime Ramos", acusou Hélder Spínola, numa interpelação à mesa da ALM em que perguntou pelo livro que registava as presenças dos deputados.
O deputado do PND acusa Jaime Ramos, líder parlamentar do PSD, de ter sido responsável, com o seu "poder imenso" pela mudança de procedimentos, apenas porque "não se quer levantar da cadeira" e assinar o livro. Um livro de presenças que o próprio Jaime Ramos já utilizou para acusar o seu companheiro de bancada, Miguel de Sousa, de faltar aos plenários.
Jaime Ramos reagiu e acusou Hélder Spínola de perseguição "canina" e de não saber ler, uma vez que o Estatuo da Região não obriga a que os deputados assinem um livro do ponto.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

terça-feira, novembro 19, 2013

É já esta quinta feira, 21 de novembro: Ferreira do Amaral vem explicar 'A Causa da Crise e a Perda de Soberania'



O professor catedrático João Ferreira do Amaral profere quinta-feira, pelas 18h00, no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), uma conferência sobre “A Europa e o Euro - A Causa da Crise e a Perda de Soberania”.
Após a conferência seguir-se-á um debate com a participação dos economistas e docentes da Universidade da Madeira Ricardo Cabral e Pedro Telhado Pereira e do impulsionador do movimento cívico a favor da saída de Portugal do Euro Pedro Borges. A iniciativa é de entrada livre e dirigida á comunidade académica e ao público em geral.


(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quinta-feira, novembro 14, 2013

Sessão parlamentar marcada ainda pela suspeita levantada pelo deputado do PND, Hélder Spínola!

(...)

Sessão parlamentar marcada ainda pela suspeita levantada pelo deputado do PND, Hélder Spínola, que afirmou ter sido informado que o deputado Jaime Ramos, líder parlamentar social democrata e Secretário Geral do PSD-M, "terá faltado às cinco primeiras reuniões [da Assembleia] e, de acordo com o Estatuto Político-Administrativo, isto dá perda de mandato".

(...)

(Com a devida vénia ao Notícias ao Minuto)

quarta-feira, novembro 13, 2013

Hélder Spínola pretendia que a ALM votasse levantamento da imunidade a Jardim

Miguel Mendonça rejeitou requerimento


O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira rejeitou, esta manhã, um requerimento do deputado do PND/M, Hélder Spínola, no sentido de ser votado o levantamento da imunidade ao presidente do Governo Regional, para responder em processo judicial.
O deputado do PND recordou que o levantamento da imunidade para que Alberto João Jardim fosse, na qualidade de arguido, ouvido por violação da Lei de Eleitoral, não foi votado a 04 de junho de 2013, mas apenas lida uma correspondência sobre o assunto, em que a presidência do Governo Regional informava que Jardim não se disponibilizava para responder em tribunal.
Este pedido de levantamento da imunidade ao presidente do Governo Regional surgiu após uma queixa do PND à Comissão Nacional de Eleições, por alegada violação do princípio do dever de isenção dos titulares de cargos políticos nas campanhas eleitorais através da mistura da função governativa com a da função partidária.
Aproveitando a oportunidade da votação do levantamento de imunidade parlamentar a dois deputados, Hélder Spínola pediu, então, que a Assembleia procedesse hoje à votação referente a Jardim.
O presidente da Assembleia não acedeu ao pedido, com a justificação de que era "um assunto colateral" à ordem de trabalhos.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)