sexta-feira, setembro 20, 2013

Gil Canha faz queixa no MP contra vice-presidente e director regional

Em causa a insegurança dos inertes na Ribeira de João Gomes


O vereador do PND na Câmara Municipal do Funchal, Gil Canha, anunciou esta manhã que vai apresentar uma queixa no Ministério Público contra o vice-presidente do Governo, João Cunha e Silva, e o director regional de Infraestruturas e Equipamentos, Daniel Figueiroa, por serem os responsáveis públicos pela situação de insegurança que resultou das obras no leito da Ribeira de João Gomes.
Em causa está o depósito de terras ao longo do leito do referido curso de água, que poderão ser arrastadas pelas águas e provocar estragos no caminho para a foz. “Há zonas da Ribeira de João Gomes em que atolaram de inertes desde o leito original até ao cimo, numa altura de 8 metros. São toneladas e toneladas de inertes que foram atoladas, provenientes do desmonte da estrada que dá acesso aos complexos de açudes. Em caso de chuvas repentinas, essa terra vai bater precisamente em frente ao Mercado. Além de assorearem a zona do Mercado, vão manchar a baía do Funchal durante semanas e semanas. Isto é uma vergonha”, descreveu o autarca da oposição.
Segundo Gil Canha, a opção de deitar as terras no fundo da ribeira apenas serve “a ganância criminosa dos empreiteiros”, visto que a opção adequada, que era o depósito num vazadouro, sair-lhe-ia mais dispendiosa. É uma situação que decorreu com “ a cumplicidade da fiscalização da Vice-Presidência e do senhor engenheiro Daniel Figueiroa”, razão pela qual Gil Canha vai agora formalizar uma queixa no MP.
O vereador do PND terá exposto este problema na reunião camarária de hoje e terá conseguido a promessa do vice-presidente, Pedro Calado, de pedir informações à Vice-Presidência do Governo.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

segunda-feira, setembro 16, 2013

Gil Canha põe em causa o relatório dos bombeiros

Gil Canha põe em causa as decisões tomadas pelo comando operacional dos bombeiros e a articulação com a Protecção Civil durante os últimos incêndios que queimaram cerca de 800 hectares do 'tampão verde' do Funchal, nas serras do Monte, São Roque e Santo António.
O vereador do PND diz mesmo que se tivesse funções executivas na Câmara do Funchal já teria mandado investigar e suspender o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal (BMF), depois do que leu no relatório assinado por Nelson Bettencourt.
Numa acção política em frente ao edifício da autarquia, Gil Canha classificou de “pobre” o relatório do comando dos BMF aos últimos incêndios por não ter incluído lacunas detectadas durante a operação de combate aos fogos como a “evacuação atabalhoada” dos doentes do hospital dos Marmeleiros ou a falta de água sentida pelos moradores para poderem defender as suas casas e também pelos bombeiros, na necessidade de reabastecimento dos auto-tanques.
Gil Canha esteve a analisar o relatório dos BMF e nota que o comandante alegou que os incêndios que começaram no dia 16 de Agosto, nos Lombos, acima do Monte, assumiram aquelas proporções devido às poucas acessibilidades.
Sem querer entrar em questões políticas, o vereador do PND contrapõe: “aquela zona está bem servida de estradas”. O que aconteceu e não consta do relatório, nota, foi a desorganização das chefias do comando dos bombeiros, a falta de articulação com a Protecção Civil que deixaram os bombeiros “desorientados” aquando do combate ao incêndio que “pôs em risco o núcleo histórico do Monte” e destruiu casas.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quinta-feira, setembro 12, 2013

PND emite comunicado sobre a não cobertura da RTP nas eleições Autárquicas


O PND, em comunicado assinado por Joel Viana, emitiu um comunicado sobre a não cobertura da RTP nas eleições Autárquicas:
"pnd – partido da nova democracia (tudo em letras pequeninas), a mais insignificante coisa partidária existente neste país, há muito desterrada na ilha da Madeira, reuniu no apartamento habitacional, situado na Ribeira Brava, Madeira, que constitui a sua sede, mais concretamente na cozinha do dito apartamento, e, a propósito da orientação tomada pela RTP de não cobertura da próxima campanha autárquica, deliberou:
1. Fechar imediatamente a janela da dita cozinha para impedir a entrada nas suas instalações do cheiro a bedum de carneiro manso que vem da RTP continental.
2. Decretar uma FATWA ao presidente da RTP, que persegue os pequenos partidos como um predador de criancinhas, ordenando a todos os seus fanáticos militantes o dever sagrado de interpelarem o Presidente da RTP, dizendo-lhe em alta voz: “Tenha vergonha seu travesso! Páre de bater nos pequenos partidos!” (tudo em capitais)".
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

segunda-feira, setembro 02, 2013

Comemorações da PSP Madeira marcadas por acção de protesto do PND


Dirigentes exibem tarja onde se lê: "Roberto Fernandes a Comandante ou General! Viva o Compadrio na PSP"


As comemorações do Dia do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, que estão a decorrer neste momento no Funchal, ficam marcadas à partida por um protesto do Partido da Nova Democracia (PND).
Os dirigentes, que estavam posicionados um pouco acima da entrada principal do Comando da PSP, exibem uma tarja onde se lê: "Roberto Fernandes a Comandante ou General! Viva o Compadrio na PSP".
Entretanto, chegou uma filarmónica que 'tapou' visualmente o protesto, pelo que os dirigentes do PND mudaram de localização e foram para o jardim superior continuando a exibir a tarja.
(Com a devida vénia ao Diário de Notícias-Madeira)