Dirigentes do PS-M e do PND-M anunciaram hoje a criação da associação «Respublica da Madeira» pela defesa da Cidadania, Lei e do Estado de Direito na Região.
Em conferência de imprensa, João Carlos Gouveia e Carlos Pereira (do PS-M) e Baltasar Aguiar (do PND-M), que frisaram estar a falar na sua condição de «meros cidadãos», revelaram que está em curso a constituição da associação «Respublica da Madeira» com o objectivo de lutar pelos direitos de cidadania dos madeirenses.
Baltasar Aguiar, porta-voz da conferência, justificou a criação desta associação pelo facto de a sociedade madeirense se encontrar constrangida pelo poder político vigente há 30 anos na Região. «Na Madeira, a sociedade civil é acossada por um poder muito forte», disse.
Lutar pelo Estado de Direito e pela democracia; pelo primado da lei; pelo livre exercício dos direitos de cidadania; pela legalidade na Administração Pública Regional e autárquica e por um combate por uma Justiça independente, eficaz, capaz e actuante são os princípios que nortearão esta associação.
Baltasar Aguiar explicou que a designação significava a defesa da «coisa pública da Madeira».
«Queremos uma Madeira que se desenvolva, que tenha crescimento económico mas sem que isso signifique o sacrifício das liberdades, garantias e dos direitos de cidadania», adiantou.
Esta associação, apesar de ter, no arranque responsáveis partidários, pretende, no entanto, assumir um cunho apartidário e revelar-se como um incentivo a que outros cidadãos, no exercício da sua liberdade, possam constituir outros fóruns de intervenção social.
(Publicado em Diário Digital)