terça-feira, setembro 27, 2011

PND não quer voto 'às cegas' a 9 de Outubro



Iniciativa política junto à escultura 'Cabra Cega', na Avenida do Mar

O PND foi esta manhã à Avenida do Mar, junto à escultura de Sílvio Cró denominada 'cabra cega' apelar a um esclarecimento pleno do eleitorado madeirense antes de 9 de Outubro.

O cabeça de lista da 'Nova Democracia', Hélder Spínola disse que é fundamental os eleitores saberam a real dimensão da dívida da Madeira assim como o plano de resgate. Caso contrário seria melhor o presidente da República adiar as eleições.

Para Hélder Spínola a campanha eleitoral que agora decorre assemelha-se ao popular jogo da cabra cega porque vive-se numa incerteza quanto ao que irá acontecer depois de 9 de Outubro. E o PND não quer que as instituições da República, na aplicação do plano de resgate, confundam Alberto João Jardim com a Madeira e os madeirenses.

Para o PND, o desconhecimento face ao plano de resgate e à auditoria às contas públicas coloca o eleitorado numa incerteza que não abona em nome da verdade eleitoral. De resto, a "batota eleitoral" começou com os números da dívida avançados quer por Jardim quer por Ventura Garcês. Jardim disse primeiro que não chegava a uma orçamento regional (1,5 mil milhões de euros). Ventura Garcês disse inicialmente que rondava os dois mil milhões. Afinal, concluiu recentemente que ronda os 5,8 mil milhões.

"Mas tivemos, agora, mais recentemente, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, a dizer que a auditoria ainda não estava concluída. E que não havia data para a a sua conclusão. Ou seja, temos novamente o secretário regional Ventura Garcês a mentir aos madeirenses", disse.

Hélder Spínola admite que os 5,8 mil milhões da dívida seja um valor que peque por defeito uma vez que o "bolo" ainda não está totalmente contabilizado. Só conhecendo o valor total os madeirenses terão hipótese "de fazer uma escolha [eleitoral] esclarecida e de votar de uma forma consciente", disse.

"Nestas condições [jogo da cabra cega], sabemos que o PSD vai novamente ganhar com maioria. Nestas condições, em que há esta 'batota eleitoral', os madeirenses que têm votado no PSD vão voltar a votar porque não sabem, porque desconhecem o que os espera", disse.

"Temos um Governo que mente e esconde dos madeirenses aquilo que se passa. E temos, novamente, uma oposição tradicional que aceita ir a eleições nestas condições", denunciou. "Havendo eleições, a única hipótese que os madeirenses têm de se 'safar' de um plano de resgate mais austero é castigar o Sr. Jardim, castigar quem andou a aldrabar os madeirenses, quem andou a aldrabar as contas da Madeira, quem andou a penhorar o futuro dos madeirenses", explicou.

"Se os madeirenses castigarem o Dr. Jardim a 9 de Outubro, o país irá perceber que a Madeira não pode ser confundida com o Sr. Jardim, que a Madeira não pode ser confundida com um Governo aldrabão", prosseguiu.

Hélder Spínola teme que, se isso não acontecer, Pedro Passos Coelhos, face às suas relações tensas com Jardim, aplique à Madeira "um castigo que leva todos pela mesma bitola", rematou.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

PND satiriza o apelo de Jardim 'Ajudei, Ajudem-me'

PND satiriza o apelo de Jardim 'Ajudei, Ajudem-me'


Com música de fundo, em frente à sede do PSD, Eduardo Welsh brinca com o ocaso de Alberto João Jardim

Foi ao som da melodia 'Claire de lune' (luar) do compositor francês Claude Debussy que o PND-M satirizou, esta tarde, o pedido de Alberto João Jardim 'Ajudei, Ajudem-me'.

Com música de fundo, com a sede do PSD como cenário, com a voz compassada, o dirigente do PND-M, Eduardo Welsh fez um apelo aos militantes do PSD-M para que ajudem o líder regional a retira-se da política com dignidade.

Com um leitor de CD's portátil e a música ambiente a silenciar o ruído dos carros que passavam, essa foi a forma da 'Nova Democracia', na Rua dos Netos, reagir aos apelos que têm surgido nos últimos comícios do PSD-M.

"Ajudem-me, fiz-vos tantos favores, agora é a vez de me fazerem favores. O homem está pobre, diz que não enriqueceu com a política, que empobreceu. Os seus amigos também não enriqueceram com a política, estão pobres", teatralizou Eduardo Welsh.

Ao lado do cabeça-de-lista do PND-M, Hélder Spínola, Eduardo Welsh dispensou, desta vez, o popular 'Bexiga' e fez ele a representação.

"Ele não empregou a família no Governo, a reforma que ele acumula com o seu ordenado já nem dá para as despesas. Tem de conduzir num carro velhinho. Coitado do pobre homem. Já não se lembra bem das coisas. A dívida, um dia é um orçamento, outro dia já são cinco ou seis. Já não sabe distinguir se está a mentir ou a dizer a verdade", continuou.

"Viemos aqui pedir às pessoas, do PSD, todo a gente, para ajudar o pobre homem, o pobre Alberto João. Para ajudá-lo, depois de trinta e tal anos, a sair da política com o último pingo de dignidade que ainda lhe resta", rematou.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

TEMPO DE ANTENA DO PND - I - Legislativas Madeira 2011

ABUTRE INAUGURA PONTE NA RIBEIRA BRAVA

INAUGURAÇÃO EXALTADA COM PRESENÇA DO PND

BEXIGA- O BURACO DA MADEIRA