quinta-feira, agosto 18, 2011

Bispo deve dar explicações sobre incidente com Jardim na Igreja do Monte


Baltasar Aguiar (PND) espera declaração de repúdio de D. António Carrilho

O líder do PND, Baltasar Aguiar, desafiou esta tarde o bispo do Funchal a prestar explicações públicas sobre o incidente ocorrido na segunda-feira, na Igreja do Monte, envolvendo o presidente do Governo Regional e uma jornalista do DIÁRIO.
"Perante o senhor bispo, o presidente do Governo Regional procurou expulsar uma jornalista de um templo, uma jornalista Marta Caires especialmente admirada por todos os políticos regionais, sejam eles de que quadrante for, conhecida por ser uma excelente profissional, uma mulher isenta que não se vende a pataco de ninguém, nem da oposição nem do poder", descreveu o líder partidário, numa declaração prestada à porta do Paço Episcopal e onde lembrou que os padres e o bispo são responsáveis por assegurar o decoro nos templos da Igreja.
Baltasar Aguiar reconheceu que não é novidade para ninguém que "a Igreja sempre esteve e sempre estará a amparar o regime de malcriados do dr. Alberto João", nomeadamente quando "orienta um Jornal da Madeira que é pago pelos contribuintes para fazer a propaganda do regime e onde se vilipendia e ofende quem se limita a criticar o regime". O líder do PND também já viu "o dr. Alberto João Jardim a fazer discursos políticos nos templos da Igreja", mas o episódio de segunda-feira significa algo mais grave, uma desonra, pois "fez num templo uma figura que é própria de uma tasca". Por isso mesmo, o porta-voz partidário concluiu que o bispo não pode aceitar que tais actos sejam praticados sem um reparo público: "Chegou a altura do senhor bispo do Funchal, D. Carrilho, deixar-se das velhas desculpas de Pilatos, de que não nasceu na Madeira e que isso são coisas de madeirenses, e vir cá fora manifestar publicamente o seu repúdio pelo que sucedeu e prestar públicas explicações pela inacção da Igreja na ocasião".

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

terça-feira, agosto 16, 2011

PND acusa Governo de falta de "legitimidade"


Em causa a intenção de expropriar a Horários do Funchal


O PND acusou o presidente do Governo Regional de não ter "legitimidade" para dizer que "há gente que rouba aos madeirenses" quando o Executivo madeirense não paga aquilo que deve.

Numa iniciativa realizada junto à Horários do Funchal, Eduardo Welsh afirmou que a sede da empresa, que o Governo tenciona privatizar após as eleições, foi construída em terrenos que foram expropriados há mais de 20 anos, mas cujos proprietários nunca receberem a contrapartida a que tinham direito.

"Eu acho muito grave o Governo começar, agora, a vender coisas que nunca foram pagas", disse.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias- Madeira)

quinta-feira, agosto 11, 2011

PSD-Madeira vai gastar oito milhões na campanha


O PND-Madeira descobriu que o PSD-Madeira se prepara para gastar oito milhões de euros na campanha eleitoral para as Eleições Legislativas Regionais de 9 de Outubro. A 'Nova Democracia' considera que tais gastos, no actual contexto de crise, configuram "um escândalo".

"Numa altura em que a Madeira naufraga, os madeirenses, particulares e empresas, com excepção dos militantes do partido dos 'mijinhas' - porque esses, à custa do dinheiro dos contribuintes, estão absolutamente ricos - numa altura em que as pessoas estão todas 'à rasca', oito milhões de euros numa campanha eleitoral é absolutamrente escandaloso", disse.

Há pouco, em frente ao edifício da Direcção Regional dos Assuntos Fiscais (a iniciativa do PND tinha sido agendada para o local, o que motivou a presença de agentes da PSP), o deputado António Fontes disse que o orçamento eleitoral do PSD-Madeira até contempla a aquisição de preservativos.

"A nossa proposta é que, em vez de distribuirem os preservativos pela população da Madeira, coloquem nos próprios militantes para ver se deixam de fazer tanto 'pipi' em cima do povo da Madeira", disse António Fontes.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quinta-feira, agosto 04, 2011

PND denuncia "dois pesos" da Câmara


Infantário e lar da ASSICOM construídos em zona para onde foram recusados projectos de menor dimensão

"Uma situação escandalosa" e a prova de que a Câmara Municipal do Funchal tem "dois pesos e duas medidas" é como o PND classifica a construção de um lar de idosos e infantário, da resposnabilidade da ASSICOM, em Santa Rita. Gil Canha, vereador do PND, esteve no local, muito próximo de onde deveria ser construído o novo hospital, para protestar pelo que considera ser uma "grave" dualidade de critérios.

Segundo o autarca do PND, os proprietários do terreno apresentaram um projecto à autarquia que nunca foi aprovado por colidir com as normas do PDM. "Qual é o nosso espanto quando, depois de esse terreno ser venddio ao desbarato à ASSICOM, do senhor Jaime Ramos, está a nascer ali um infantário e um lar enorme", afirma.

Gil Canha não tem dúvidas de que esta obra "viola o PDM" e vai pedir o seu embargo, já na próxima reunião da autarquia.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quarta-feira, agosto 03, 2011

Welsh compara discurso de Jardim ao dos nazis



O discurso de Alberto João Jardim contra os ingleses, repetido nos últimos tempos, tanto no comício do Chão da Lagoa como em diversos escritos e intervenções, foi comparado, pelo PND, ao dos nazis.

Eduardo Welsh foi o porta-voz de uma acção política que decorreu, esta manhã, junto ao Cemtitério Judaico, no Funchal e afirmou que os discursos do presidente do Governo Regional "só pode ser inspirado nos protocolos dos sábios de Sião", um documento falso, criado pelos nazis para sustentar uma teoria da conspiração em que "os judeus eram culpados de todos os males".

O dirigente do Partido da Nova Democracia não sabe até onde poderá chegar "esta loucura do dr. Alberto João Jardim" e acusa as autoridades do Estado de "fecharem os olhos e considerarem que tudo isto é normal".

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)