segunda-feira, novembro 01, 2010

Coelho é candidato a Presidente da República



Cavaco Silva vai ter mais um adversário pela frente nas eleições presidenciais agendadas para 23 de Janeiro do próximo ano. José Manuel Coelho, actual deputado do PND na Assembleia Legislativa da Madeira, vai apresentar a sua candidatura ao cargo em cerimónia a realizar esta semana no Funchal.

Ao que pudemos apurar, José Manuel Coelho assume-se como um candidato apartidário e anti-sistema e o seu programa eleitoral vai assentar em três vectores. Em primeiro lugar, o combate e denúncia da corrupção. "Sem um combate eficaz à corrupção, não há medidas de austeridade que resistam e que salvem o país", assegura. A segunda 'bandeira' é a eliminação das regalias e privilégios da classe política portuguesa: "Quero denunciar e corrigir os salários dos 'boys' políticos, pois os dois grandes partidos do bloco central - PSD e PS - vão-se alternando no poder e distribuindo entre si esses cargos com remunerações imorais". O terceiro vector é a moralização dos tribunais e do sistema de justiça. "A justiça portuguesa, em vez de defender o interesse do país, está ao serviço das máfias que roubam o povo português. É por isso que no continente todas as grandes investigações em casos de corrupção acabaram em arquivamento. Aliás, se fosse num país do norte da Europa, o nosso primeiro-ministro já tinha sido afastado", esclarece.

O processo de candidatura é para concretizar e está mesmo numa fase avançada. José Manuel Coelho pretende "percorrer Portugal de Viana do Castelo a Faro, porque esta é uma candidatura nacional, não é só madeirense". Já há manifesto, lema, hino e vídeo oficiais. A fórmula a ser utilizada é pouco convencional mas semelhante à que garantiu, em 2007, a eleição do primeiro deputado do PND no parlamento madeirense - tudo com recurso ao humor mas com mensagem séria pelo meio.

Também já há uma logística preparada para apoiar o projecto presidencial de Coelho. A recolha das 7.500 assinaturas necessárias para formalizar a candidatura também está em curso, sendo que a comissão de apoio a José Manuel Coelho vai recorrer às redes sociais na Internet. Os proponentes podem descarregar o formulário da Internet, enviam-no por correio e em troca recebem um brinde (um CD com o hino ou video da campanha).

Bilhete de identidade

José Manuel da Mata Coelho tem 58 anos, é casado e tem duas filhas. É natural e residente na freguesia de Santa Cruz. Pintor da construção civil, tem o 12.º ano de escolaridade e chegou a frequentar a licenciatura em Física. Nas eleições de 2007 era o 3.º da lista do PND mas, até agora, tem sido quem mais tempo tem ocupado o cargo de deputado conquistado por aquela força. Tem protagonizado discursos e actos polémicos no parlamento regional, como quando exibiu uma bandeira nazi cujo regime comparou àquele que o PSD impõe na Madeira. No dia seguinte ao desse episódio, foi impedido de entrar na Assembleia para a qual fora eleito, num caso único na democracia portuguesa. Assume-se como comunista e militou no PCP. Chegou a ir à União Soviética em 1981. Mas a sua rebeldia e independência de pensamento e actuação valeu-lhe o afastamento.

O que diz dos outros

Na óptica do candidato madeirense, os outros cinco políticos que se apresentam nesta corrida ao Palácio de Belém "não têm nada a dizer ao país, não têm chama e não entusiasmam o povo português".

Cavaco Silva - "tem sido um Presidente do tipo corta-fitas e papa jantares como o foi o almirante Américo Tomás. Ele não intervém na vida pública do país. A gente vê o descalabro financeiro do país e não vemos ele ter uma política pró-activa, mas apenas um neutralismo colaborante. E isso não admira, porque ele foi o pai do défice, pois durante os dez anos em que foi primeiro-ministro começou o despesismo e o descalabro das contas públicas".

Manuel Alegre - "é outro candidato cinzento, pois enquanto andavam os camaradas dele a roubar o país, com despesas faraónicas, o dr. Manuel Alegre andava a fazer versos".

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

Presidenciais: "Basta de pastéis, Coelho a Belém" é tema da campanha de José Manuel Coelho


Funchal, 01 nov (Lusa) -- "Basta de pastéis, Coelho a Belém" é o slogan de campanha do deputado do PND-M na Assembleia Legislativa, José Manuel Coelho, à Presidência da República que será lançada terça feira no Funchal.

"A minha candidatura à Presidência da República é apresentada amanhã (terça feira) e terá como slogan 'Basta de pastéis, Coelho a Belém' porque o povo já está farto dos "pastéis" que lhe têm indisposto a vida, dos cinzentões e situacionistas", disse, à Agência Lusa, José Manuel Coelho.

A apresentação da candidatura acontecerá na tarde de terça feira mas o local ainda não está definido e dependerá do desfecho das negociações em curso para a sede de campanha: "vamos decidir hoje se num espaço concebido para o efeito ou se na praça pública".

(Com a devida vénia ao Semanário Expresso e à Agência LUSA)

José Manuel Coelho apresenta candidatura a Belém



O polémico deputado do PND volta a surpreender e anuncia a sua candidatura anti-sistema esta semana. Saiba tudo na edição em papel do DIÁRIO de Notícias da Madeira desta segunda-feira, dia 1 de Novembro.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quinta-feira, outubro 28, 2010

PND denuncia "artifício" no caso Minas Gerais


O PND está a estudar uma forma de avançar com uma impugnação judicial da decisão do Governo Regional de expropriar o edifício Minas Gerais. "Isto não passa de um artifício de um promotor com um projecto que deu torto e agora têm de ser os contribuintes a suportar esse problema", disse, ontem, o deputado municipal do PND, Gil Canha.

"A demolição deste edifício não trará nada de novo em termos de vazão da ribeira, o grande erro é o Dolce Vita, que fez as entradas para o parque de estacionamento e desviou a estrada para cima da ribeira e da rotunda", alertou.

Para Gil Canha, "quem está mal são as entidades que licenciaram os prédios". "Nós sabemos que há uma grande pressão do Funchal Centrum, no sentido de abrir a ribeira para não haver mais inundações", frisou.

Na CMF, Gil Canha vai pedir a demolição imediata das partes que foram feitas e que não estão licenciadas, medida que o partido defende que deveria ser tomada em vez da demolição total.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

quarta-feira, outubro 27, 2010

PND contra entrega de milhões aos partidos




O PND lamentou ontem que o presidente da ALM, Miguel Mendonça, não se preocupe em cortar nas despesas. "No orçamento de 2010, foram orçamentados 4 600 mil euros para dar aos partidos e assim desenvolverem a actividade política, mas no orçamento para 2011 há um aumento de 250 mil euros", apontou José Manuel Coelho.


Ontem à tarde, numa iniciativa política em frente à ALM, o deputado referiu que se trata de "um gasto desnecessário" e que "metade do dinheiro dava". "Esse dinheiro é gasto em propaganda política, é para os partidos, como o PSD, fazerem grandes 'outdoors' que custam um dinheirão e trazerem conjuntos de música, com grandes 'cachets', para actuarem na altura das campanhas", frisou, reforçando que a Madeira é um "paraíso" para as empresas de marketing.


Para José Manuel Coelho, esta situação podia ser evitada, principalmente numa altura em que "todos os organismos do poder central e do Governo Regional estão a cortar dinheiro" em diversas áreas e até "em coisas que fazem falta".

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)

terça-feira, outubro 26, 2010

Miguel Mendonça interrompe os trabalhos por não conseguir 'calar' Coelho



Os trabalhos da ALM estão interrompidos, por decisão do presidente, depois de o deputado do PND, José Manuel Coelho não ter obedecido a uma indicação da Mesa para terminar uma intervenção.

Coelho protestava pelo facto de não ter sido aprovado um debate de urgência pedido pelo PS-M. Miguel Mendonça retirou-lhe a palavra, porque a tinha pedido para interpelar a Mesa e não para fazer uma intervenção, mas o deputado continuou a falar, mesmo depois de terem sido interrompidos os trabalhos.

(Com a devida vénia ao Diário de Notícias - Madeira)